quinta-feira, 1 de julho de 2010

População pouco qualificada corre maior risco de pobreza

As pessoas com baixas qualificações correm mais riscos de enfrentar situações de pobreza do que as pessoas semi ou altamente qualificadas. Assim, os pouco qualificados têm o dobro de probabilidades de enfrentarem situações de pobreza em relação aos semi-qualificadas e quatro vezes mais do que os altamente qualificados.
Melhorar os níveis de ensino da população e promover a inclusão social, especialmente através da redução da pobreza, são objectivos partilhados que orientam a acção dos Estados-Membros e da União Europeia (Conselho Europeu de 25/25 de Março de 2010).
Segundo indicadores do Cedefop, 24% da população europeia com baixas qualificações está em risco de pobreza. Para as pessoas semi-qualificadas o risco de pobreza é de 13% e para as altamente qualificadas é de 6%.
Numa comparação por países, o risco de pobreza das pessoas pouco qualificadas é mais elevado na Lituânia (43%) e na Bulgária (39%) e mais reduzido na Dinamarca (15%) e na Holanda (11%). Já em Portugal, o risco de pobreza também é menor quanto mais elevado for o nível de qualificação. Assim, os portugueses pouco qualificados correm um risco de 19% de enfrentarem situações de pobreza, o que reduz para 8% na população com qualificação média e para 3% na população com qualificação elevada.
Célia Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário