terça-feira, 8 de junho de 2010

Resumo

“O rapaz do pijama às riscas”

Resumo da história

Bruno era um rapazinho de nove anos, que morava em Berlim com o pai, a mãe e a irmã, numa casa de cinco andares. Andava na escola e tinha três amigos que ele considerava os amigos para a vida toda.
O pai era militar de Hitler, foi mandado por este para “Acho-vil” (Auschwitz), como comandante do campo de concentração de Judeus.
Bruno não gostou da mudança pois “Acho-vil” era um sítio solitário, não tinha nem casas, nem lojas de comércio, nem pastelarias, nem pessoas a passear na rua e os amigos tinham ficado bem longe. Era um local sombrio, cinzento e o que intrigava Bruno era a existência de uma vedação com casas estranhas do outro lado, pessoas vestidas de igual, muito magras e por muito que Bruno pensasse, não conseguia perceber o que realmente se passava naquele lugar.
Os dias foram passando e Bruno, farto de não fazer nada, resolveu ir passear ao longo da vedação, mas sem ninguém saber pois uma das grandes proibições do pai aquando da chegada àquele sítio, foi para não se aproximar da vedação. Foi seguindo até que acabou por fazer amizade com um rapazinho que vivia dentro da vedação, o seu nome era Shmuel. Encontravam-se quase diariamente e falavam sobre as suas vidas, família e descobriram que ambos tinham nove anos e faziam anos no mesmo dia.
Os meses passaram e uma notícia levou a família a Berlim: a morte da avó paterna. Quando regressaram, Bruno foi ao encontro do amigo levando como era hábito comida e encontrou-o muito triste, pois o pai de Shmuel tinha desaparecido. Bruno, que gostava muito de explorações, ofereceu-se para o ajudar a encontrá-lo. Combinaram encontrar-se no dia seguinte e Shmuel levaria um pijama às riscas igual ao seu para Bruno vestir e passar despercebido dentro da vedação.
No dia seguinte, à hora combinada, encontram-se. Bruno despiu a sua roupa e vestiu o pijama às riscas, entrou na vedação e com Shmuel, foram à procura do pai. Depois de umas horas de buscas em vão, Bruno preparava-se para regressar a casa quando foram arrastados por um grupo de pessoas que era comandado para dentro de um pavilhão e sempre de mãos dadas ficaram. Shmuel disse a Bruno muito baixinho que era o seu melhor amigo para toda a vida. A porta do pavilhão fechou-se.
Nunca mais se soube nada de Bruno nem de Shmuel. A mãe e a irmã regressam a Berlim, o pai ficou em “Acho-vil onde em teoria conseguiu imaginar o que teria acontecido a Bruno. Partiu meses mais tarde com os soldados sem se importar com o seu destino.

Formanda: Sandrina Dias
Grupo: 2/2010
Nível Básico

Sem comentários:

Enviar um comentário