sábado, 12 de junho de 2010

Finalmente a Tertúlia!


E finalmente a tertúlia realizou-se!


Se o tema foi Direitos Humanos e Cidadania e o mote dado por um livro que nos dá uma visão da 2ª Guerra Mundial a partir das experiências de um rapaz de 9 anos, o ambiente de média-luz e as velas que salpicaram as mesas do bar, deram o ambiente perfeito. Os adultos do CNO a quem foi proposta a leitura de "O Rapaz do Pijama às Riscas", de John Boyne, compareceram preparados com perguntas e cadernos de apontamentos, prontos para enriquecer o trabalho de exploração do livro que têm vindo a fazer com os formadores. Os colegas da INSIGNARE compareceram e participaram movidos pelo interesse do tema. Outras pessoas, motivadas pelo tema ou contagiadas pela história do livro compareceram também e ajudaram a tornar as cadeiras poucas para tamanha audiência.


Apesar de já muitos terem lido o livro ou visto o filme, a Fernanda Marques, candidata à certificação do 9º ano, começou por apresentar o seu próprio resumo da história e assim refrescar memórias menos presentes ou dar a informação necessária aos que ainda não a leram. A partir daí, o Drº Sérgio Ribeiro avançou para uma verdadeira aula de história sobre as origens e evolução da defesa dos direitos humanos, tocando e aprofundando as datas e momentos mais marcantes e explorando vários outros aspectos paralelos relacionados com a defesa dos direitos de cidadania e direitos humanos que enriqueceram o debate. Várias perguntas dos inúmeros presentes e o comentário de um excerto do livro animaram ainda a conversa sobre o tema, que terminou já passava das 23:30.


Desta forma descontraída o CNO concluiu uma das actividades previstas no âmbito do Plano Nacional de Leitura, que visa promover os hábitos e sobretudo o gosto pela leitura dos adultos em Processo RVCC (Reconhecimento, Validação e Certificação de Conpetências). Uma experiência para continuar, com outros candidatos à certificação, outros livros, outros temas e outras tertúlias.


Aos adultos do CNO que estiveram presentes, aos colegas da INSIGNARE que compareceram, a todos os outros interessados pelo tema que também compareceram e em especial ao Drº Sérgio Ribeiro por amavelmente ter aceite o nosso convite para orador, deixo o agradecimento pela presença e participação. Contamos convosco em futuras iniciativas!


Célia Silva

NOTA: acrescento a este breve comentário, o comentário do próprio orador, Drº Sérgio Ribeiro. A quem agradeço mais uma vez a presença e a divulgação do evento no seu próprio blog.

1º - o texto deixado no blog para ser publicado no momento em que decorria a tertúlia:

http://anonimosecxxi.blogspot.com/2010/06/proposito-de-o-rapaz-do-pijama-as.html

2ª - o comentário à tertúlia feito no dia seguinte:

http://anonimosecxxi.blogspot.com/2010/06/brevissima-nota.html


Sem comentários:

Enviar um comentário