quarta-feira, 9 de junho de 2010

Outro resumo

"A história do livro “O Rapaz do Pijama às Riscas”, começa por nos relatar a vida de um rapazinho muito esperto, que vivia numa casa muito grande em Berlim, adorava tudo o que o rodeava e, de repente, viu que tinha de deixar tudo aquilo de que tanto gostava, inclusive os amigos, que ele pensava que eram amigos para a vida toda, para ir viver para muito longe dali, para um lugar e para uma casa de que ele não gostou nada. Mas porque assim tinha de ser, Bruno tinha de arranjar algo que lhe preenchesse o tempo e o vazio que sentia quando se lembrava dos amigos e de tudo aquilo que tinha deixado em Berlim. Lembrou-se de fazer um baloiço com uma corda e um pneu, mas quando brincou com aquilo, correu mal, aleijando-se num joelho, por isso não deu resultado.
Então um dia, pensou em ir explorar o sítio onde tinha de viver, saiu de casa e depois de andar um pouco sem encontrar nada de interessante, avistou ao longe o que lhe parecia ser um pontinho que se transformou numa pinta, que se transformou numa mancha, que se transformou num vulto, que se transformou num rapaz.Bruno, como era simpático e educado, cumprimentou o rapaz e apesar de haver uma vedação a separá-los, os dois sentiram logo um certo conforto em poderem conversar, pois nem um nem outro estava muito feliz com a vida que tinham.O que ao princípio começou por ser um passatempo para Bruno, agora cada vez mais se ia transformando numa grande amizade, muito importante para as duas crianças.
À medida que o tempo ia passando, Bruno começava a adaptar-se mais ao lugar onde vivia, porém sem nunca se esquecer de Berlim e de quem lá tinha deixado. Começou a escrever para uma pessoa, que de certa forma tinha sido muito importante na sua vida, a avó paterna. A avó de Bruno tinha sido actriz e isso fascinava-o, pois nas festas de Natal ela tinha-o ensinado a representar e esta faceta era-lhe agradável, pois afinal ele também sonhava vir a ser investigador. É uma profissão que antecede a outra e que está também ligada ao mundo das artes.
Enquanto isto, Shmuel e as pessoas que se encontravam no campo de concentração iam sofrendo os horrores do Holocausto.A vida da família de Bruno ia decorrendo normalmente, mas o coração da avó não resiste e, é mais uma perda na vida de Bruno. Com isto e com a amizade que tem a Shmuel, Bruno começa a ter menos saudades da vida que tinha em Berlim e quando ele por fim vê que tem a possibilidade de voltar para Berlim, já fica na dúvida se quer ou não voltar, pois percebe que o amigo Shmuel precisa muito de si. Então, hesita mas na esperança de que tudo irá acabar bem, decide voltar, pois a mãe e a irmã “o Caso Perdido,” são de facto mais importantes na sua vida. Mas como bom amigo que é, jamais iria embora sem se despedir e sem atender a um último pedido de Shmuel, que era encontrar o pai deste. Então para encontrar o papá de Shmuel que estava desaparecido há alguns dias e para poder explorar como era a vida do outro lado da vedação, Bruno, com a ajuda do amigo que lhe arranja um fato dos que eram usados no campo de concentração, veste-se de maneira a que fosse confundido com um deles. Com a ajuda de Shmuel que lhe levanta a rede da vedação, Bruno entra lá para dentro. Uma vez lá dentro, as duas crianças pressentem que um sentimento muito forte os envolve, mas exactamente por serem crianças não exteriorizam e partem para a aventura.
Por fim, quando a noite e o mau tempo estão quase a acontecer, os dois amigos preparam a despedida. É aí que algo acontece, sem perceberem muito bem o que está para vir, os dois meninos são atirados para a morte.
Embora acontecesse de mãos dadas e inocentemente felizes, estes dois meninos representam muito bem o que foi o inferno do Holocausto. E o inferno da injustiça dos homens.


A Formanda: Hortense Alves
Grupo 2/2010
Nível Básico

Sem comentários:

Enviar um comentário