terça-feira, 8 de junho de 2010

"O rapaz do pijama às riscas" de John Boyne

Com base no Plano Nacional de Leitura, foi lançado um desafio aos nossos formandos de nível básico e secundário, lerem o livro de John Boyne "O rapaz do pijama às riscas".
O livro foi escolhido pelo facto de ser um livro de fácil leitura, pois muitos dos nossos formandos, infelizmente, não possuem hábitos de leitura. Parece que ainda os estou a ver, a olharem para mim quando os informei que teriam de ler o livro, muitas das suas expressões foram de descontentamento, alguns pensaram: "Eh, que seca! Agora tenho de ler um livro! Nunca li nenhum!" E claro, alguns perguntaram se o livro era "muito grande"!
Foi preciso motivá-los, dizer-lhes que o livro era interessante, que falava da Segunda Guerra Mundial e do extermínio do povo Judeu, mas tudo isto narrado por uma criança de 9 anos, cuja inocência sobre tudo o que estava a acontecer à sua volta estava bem presente ao longo da história do livro.
Assim, durante dois meses, Abril e Maio, os adultos foram lendo o livro e foram realizando as mais diversas propostas de trabalho: representação do capítulo 13; sessões de exploração do livro, sessões dedicadas à Segunda Guerra Mundial e ao Holocausto, à Declaração Universal dos Direitos Humanos; aos símbolos nazi e cruz de Davi; à simbologia dos nomes "Fúria" e "Acho-vil"; debates de ideias e para terminar, a tertúlia que terá lugar no próximo dia 9 de Junho.
Aqui vos deixo um resumo e um comentário feito por uma formanda. Outros irão ainda ser publicados!

Sónia Pereira

Sem comentários:

Enviar um comentário