O decorrer deste ano assinala os 25 anos da adesão de Portugal, a par da vizinha Espanha, à União Europeia.
De uma forma muito breve, a União Europeia é uma organização internacional que coordena as diferentes políticas entre os seus estados-membros. A ideia de criar uma união permanente entre os países da Europa decorreu da perda de hegemonia da própria Europa e da necessidade de se reestruturar a nível político e económico.
O percurso da União Europeia foi longo até a conhecermos como conhecemos hoje. Muitos foram os tratados e as instituições formadas, a adesão dos países foi sendo contínua (1951: Bélgica, Alemanha, França, Itália, Luxemburgo e Holanda; 1972: Reino Unido, Irlanda e Dinamarca; 1981: Grécia; 1986: Portugal e Espanha; 1995: Áustria, Suécia e Finlândia; 2004: Chipre, Eslováquia, Eslovénia, Estónia, Hungria, Letónia, Lituânia, Malta, Polónia e República Checa; 2007: Roménia e Bulgária.
Onde estaria Portugal se não tivesse aderido a Portugal? Nas palavras do investigador António Costa Pinto "estaria com certeza pior".
A adesão de Portugal à União Europeia foi um bom meio para fomentar a modernização do país, embora insuficiente para solucionar os problemas estruturais da economia portuguesa. Em adição a isto, o país progrediu muito no que respeita ao desenvolvimento, bem estar económico, sistemas de ensino, participação na investigação científica e ensino superior.
Apesar de estarmos atualmente a sentir as graves consequências da interdependência económica, não podemos olhar para a adesão à UE como um benefício meramente económico. De uma forma geral, a adesão à UE é francamente positiva: muitos são os portugueses que estudam através de programas Europeus fora e recebemos pessoas de outros países, as vias de comunicação terrestre e os transportes fomentaram o comércio e o turismo, o Acordo de Schengen terminou com muitos dos controlos nas fronteiras e facilita a vida a quem viaja ou emigra; a moeda única permite que entremos no Mosteiro da Batalha tão facilmente como no Museu do Louvre.
Nós mudámos enquanto país, mas os nossos companheiros Europeus também mudaram por nossa causa.
A 9 de Maio, comemora-se o Dia da Europa.
Sem comentários:
Enviar um comentário