segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Adulta do CNO da INSIGNARE inicia negócio próprio

Manuela Cordeira iniciou o processo RVCC no Centro Novas Oportunidades da INSIGNARE apenas para concluir o 9.º ano de escolaridade mas percebeu a importância da aprendizagem ao longo da vida e “quis saber mais”. Após concluir o 9.º ano, quis fazer o 12.º ano e como forma de complementar conhecimentos fez várias formações. Aprendeu a transformar sonhos em objetivos e ganhou o incentivo e auto-estima necessária para abrir um negócio próprio. Em época de grave crise económica , Manuela é um caso de sucesso e um exemplo a seguir, fruto de um processo de Reconhecimento e Validação de Competências que tanto tem sido criticado.

Porque decidiu inscrever-se no Centro Novas Oportunidades?

Quando me inscrevi no Centro Novas Oportunidades foi com o objetivo de obter novas habilitações.
Mas assim que comecei apercebi-me que nada nesta vida é por acaso, tudo tem uma razão de ser. Eu é que não tinha entendido que no meu subconsciente estava lá “ O querer saber mais”. Não era simplesmente um certificado de habilitações que eu queria, mas sim o querer saber e ir mais além.
E quando se entende algo é porque chegou a altura de crescer e aprender, o que quer dizer que estava no sítio certo.

Como foi o seu percurso aqui no CNO?
O meu percurso aqui no CNO foi um abrir da mente para algo que julgava adormecido: os estudos.
Foi sem dúvida nenhuma uma experiência vivida muito intensamente. Conforme se ia desenrolando o processo mais eu me entusiasmava. Foi sempre excedendo as minhas expetativas pois quando entrei no CNO tinha só em mente fazer o 9º ano, mas com o decorrer vieram mais quatro formações e o 12º ano e foram experiências vividas bastante interessantes e acima de tudo com um grande enriquecimento a nível pessoal e profissional.
Não é fácil abdicar do conforto do lar, das horas que não se dá atenção à família, mas no fim podemos dizer VALEU A PENA, de tal forma que estou a equacionar seriamente seguir os estudos a nível superior.

Abrir uma empresa própria era um sonho antigo ou foi ganhando forma ao longo do projecto de futuro que teve que apresentar no final do processo?
A MC Fardas, empresa vocacionada para fardas de trabalho inovadoras, era já um sonho antigo mas que estava adormecido há algum tempo.
Ao longo do projecto de futuro houve um despertar para a realidade e foi aí que começou a tomar forma. O que era um sonho passou a ser um objectivo e foi isso que aprendi ao longo do percurso no CNO. Se não tivermos objectivos os sonhos não passam disso mesmo, de sonhos.

De que forma o trabalho efectuado ao longo do processo a foi preparando para este passo?
O objetivo do processo RVCC é o de identificar e reconhecer as competências adquiridas ao longo da vida. Todo este trabalho feito ao longo do processo preparou-me para este passo, porque como o objectivo no processo é de passar para o papel as nossas experiências e competências vividas sejam elas boas ou más, depois o que temos a fazer é tirar o que de melhor elas têm para nos dar e pô-las em prática, foi o que aconteceu.
É que embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim, basta acreditar em si, ter objectivos e motivação. A auto-estima e a auto -confiança também é um dos trabalhos que aprendemos ao longo do processo e foi toda esta preparação que tive ao longo deste processo para poder dar este passo e realizar o meu sonho.
Estou muito orgulhosa do que consegui no meu percurso no Centro Novas Oportunidades da INSIGNARE. A toda a equipa MUITO OBRIGADO.

Sem comentários:

Enviar um comentário