quarta-feira, 9 de março de 2011

Palavras Simples - Esta Europa que nos separa


"Escrevo num teclado germânico que deve ter aderido a qualquer estranho acordo ortográfico. Não acerto uma. Pelas sorumbáticas ruas de Kiel corre um vento gelado que arrasa qualquer entusiasmo lusitano.

Participo de uma reunião de diretores de escolas, no âmbito de um projeto apoiado pela União Europeia. Alemães, franceses, espanhóis, austríacos, finlandeses, turcos, romenos, ingleses e naturalmente portugueses. Partilhamos as nossas especificidades e os nossos problemas, descobrindo atentamente, nas experiências dos outros, soluções que nunca tínhamos imaginado.

Entre tanta coisa comparada, facilmente concluímos que temos um sistema de ensino secundário dos mais baratos da Europa. É interessante ver a facilidade como toda a gente sabe exatamente quanto gasta por aluno/ano e quanto recebe do Estado. Públicos e privados. E como é bem mais fácil gerir quando toda a gente tem acesso a toda a informação e se conhecem as regras.

E que imensa serenidade se transmite a uma estrutura de ensino a quem ninguém questiona o futuro, porque todos reconhecem que o fundamental é garantir os meios financeiros para atingir superiores patamares de qualidade.

Como é diferente esta Europa que nos une.”

Francisco Vieira

Diretor executivo da Insignare

In Região de Leiria, 4 de março de 2011


Sem comentários:

Enviar um comentário