segunda-feira, 28 de março de 2011

As novas tecnologias como mecanismo de aprendizagem


As rápidas alterações na área tecnológica tiveram consequências na construção, no processamento e na divulgação da informação, motivaram, e continuam a motivar, profundas alterações na sociedade. Como é evidente, a Escola não pode ficar dissociada desta nova realidade e deve ser efectuado um esforço para que a Escola, enquanto espaço privilegiado de formação de jovens, se aproxime das Novas Tecnologias e da Sociedade de Informação. Esta nova realidade, cujos paradigmas são altamente flexíveis, coloca enormes e diversificados desafios à Escola.
Para responder a essas mudanças é preciso alterar o tipo de ensino predominante: o tradicional, de ênfase no ensino e não na aprendizagem. A aprendizagem e, sobretudo, o valorizar e potenciar o gosto por aprender dos alunos devem ser pontos estruturais nas Escolas, pois só assim os alunos poderão responder aos desafios que a sociedade lhes coloca sistematicamente. Mais importante do que os conhecimentos que adquirem, são as competências desenvolvidas e as ferramentas que os alunos adquirem. É fundamental que os alunos sejam consciencializados no contexto escolar que cada vez mais a aquisição de conhecimentos e competências devem e têm que ser efectuados ao longo da vida e que não se limitam apenas ao espaço físico e ao período cronológico convencional da Escola, ou seja, é essencial desenvolver o gosto por aprender. O novo paradigma de ensino deve ter em atenção estes aspectos, para que se consiga uma verdadeira eficácia da Escola e para que esta consiga concretizar os verdadeiros pressupostos: preparar os jovens para os desafios que vão enfrentar ao longo da vida.

É possível que se possa criar um novo conceito de educação utilizando plataformas de Internet, para gerar e divulgar conhecimento, que sejam acessíveis em larga escala ou de acesso limitado. A aprendizagem deve libertar-se do contexto físico da sala de aula onde se realça um controlo rígido do professor, que transmite a informação, ao contrário, é preciso investir na formação dos professores e na diversificação dos contactos que os alunos efectuam com o conhecimento. É fundamental que cada vez mais se incentive a utilização das Novas Tecnologias como um importante mecanismo de aprendizagem, mas neste processo é importante que não se elimine a presença humana, apenas que esta possa permitir ou complementar o desenvolvimento das competências e dos mecanismos essenciais para uma efectiva aprendizagem. Caso isso aconteça, a produção e aquisição de informação e conteúdos é mais efectiva e ao mesmo tempo possibilita que não se limite ao espaço físico das salas de aula. Como é óbvio, esta mudança e esta utilização das potencialidades das Novas Tecnologias por parte da Escola não é um processo rápido e imediato, mas cada passo é um passo importante para a concretização deste cenário.

As novas tecnologias, incluindo a Internet, podem também ser um instrumento importante para que o professor consiga motivar para a aprendizagem no espaço da sala de aula, visto que os alunos estão familiarizados com esses instrumentos/mecanismos e são, na maioria dos casos, valorizados pelos alunos. As Novas Tecnologias podem e devem ser um importante mecanismo para a aprendizagem, desde que não se procure retirar completamente o elemento humano do processo de aprendizagem dos alunos.
Ana Vazão

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