terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Cerimónia de Entrega de Certificados

Foi no dia 7 de Dezembro que se realizou a Cerimónia de Entrega de Certificados aos adultos de Nível Básico e Secundário que terminaram o processo de Reconhecimento Validação e Certificação de Competências.

Esta, teve lugar no Cine Teatro em Ourém e contou com os discursos de dois casais, que concluíram o processo e nos brindaram com as suas intervenções relativas à importância deste processo nas suas vidas.

Passamos a transcrever o discurso de cada um:


"Boa Noite a todos os presentes, para mim estar aqui representa ter conseguido fazer o que não acabei, por ter deixado os estudos por iniciativa própria, o que foi um erro enorme sem ter planeado o meu futuro, mas ficou a vontade de aprender. Após muitos anos tomei conhecimento do programa novas oportunidades, nome que me despertou muita curiosidade, em dois anos concretizei o 9ºano e também o 12ºano. Para mim receber este certificado significa que o percurso que já percorri na minha vida tem muita coisa positiva e permitiu-me reviver o meu passado e aproveitar as coisas boas. Existem muitas pessoas que criticam a forma como se desenvolve o processo RVCC, dizendo que pouco se aprende e que não serve para nada, o que lhes digo é que não sabem o seu valor próprio e que não têm vontade de aprender coisas novas, informática, língua estrangeira, cidadania, o valor da reciclagem, novas tecnologias e muito mais... Este certificado em conjunto com a minha experiência de vida é sempre uma mais valia. Quanto mais aprender, mais vontade tenho de ensinar, dar conselhos e incentivar outras pessoas a dar mais atenção ao nome Novas Oportunidades."

Aurélio Frazão


"É com muito orgulho que hoje viro mais uma página do meu percurso de vida. Este processo das "Novas Oportunidades" veio dar-me a possibilidade de realizar o que à muito tinha ficado para trás. Com este processo tive a possibilidade de recordar o passado, viver o presente e sonhar com o futuro. Tudo isto serviu para a minha realização pessoal e veio contribuir para que no futuro tenha mais oportunidades a nível profissional. Para que tudo isto fosse possível tive o acompanhamento da equipa de formadores que me apoiaram e acreditaram que mesmo não tendo ido à escola ao longo da minha vida, fui adquirindo muitas competências, a quem desde já agradeço por tudo. Muito Obrigado a todos!"


Sandra Frazão

"Boa Noite, chamo-me Jorge Santos, tenho 41 anos, sou casado e pai de dois filhos, moro na freguesia da Caranguejeira e desde os 13 anos que trabalho na Indústria da Construção. Antes de mais quero felicitar todas as pessoas aqui presentes, nomeadamente todos aqueles que como eu tiveram a coragem de ao fim de tantos anos, regressar à escola. Tal como hoje, também à 30 anos se viviam tempos difíceis, muitas famílias, incluindo a minha não tinham meios financeiros que permitissem manter os filhos a estudar por muito tempo, por esse motivo, terminado o 6ºano, fui obrigado a abandonar a escola e trabalhar nas obras como servente de pedreiro, como eu, foram milhares de homens e mulheres a quem as asas foram cortadas mas não foi por isso que a nossa aprendizagem terminou, antes pelo contrário pois muitos de nós obtiveram conhecimentos através das mais variadas formas e a prova disso são os excelentes profissionais que hoje existem nas mais diversas áreas. O que me levou a entrar nesta aventura foi em primeiro lugar, nunca ter digerido bem o facto de ter abandonado precocemente a escola e também senti que iria necessitar de mais qualificações para evoluir profissionalmente. Quanto ao processo RVCC foram mais de dois anos sem descanso, de intensa luta, trabalho e dedicação, primeiro para o 9ºano depois com o Secundário. Não é fácil conciliar o trabalho e família com os trabalhos exigidos e todas as formações necessárias mas como nunca deixei nada pelo meio nunca pensei em desistir. Durante o processo tive não só a ajuda preciosa de todos os formadores que me acompanharam, mas também da família, amigos e companheiros de trabalho que sempre me apoiaram. Também ouvi opiniões negativas que dizem que estes processos pecavam pelo facilitismo e que não é justo obter um certificado em oito meses quase sem estudar, enquanto que no ensino normal se tem de "marrar" três anos, discordo em absoluto, pois quem quiser terminar este processo tem de demonstrar muitos conhecimentos e competências adquiridas ao longo da vida, por serem conhecimentos muitas vezes diferentes do ensino normal, não quer dizer que seja menos importantes mas infelizmente parece haver pessoas que não compreendem isso. Omitindo as dificuldades, gostei bastante de ter participado neste processo e hoje sinto-me mais culto, mais realizado, mais apto a enfrentar as dificuldades e a contribuir para o desenvolvimento do meu país. Como diz a sabedoria popular "o saber não ocupa lugar" por isso vou continuar a viagem e incentivar aqueles que estão hesitantes, a entrar rapidamente numa das carruagens deste comboio. Antes de terminar quero agradecer a todas as pessoas que me ajudaram, nomeadamente a todos os formadores e formadoras que me acompanharam neste dois processos RVCC."

Jorge Santos

"Boa Noite. Chamo-me Clara Maria Rodrigues Marques, sou cozinheira e moro nos Canais, sou casada com o Jorge e tenho dois filhos. À três anos atrás o meu colega de trabalho iniciou o processo de RVCC para obter o 9º ano e incentivou-me para também me inscrever, mas voltar à escola não estava nos meus planos, até porque nunca gostei muito de estudar. Passado algum tempo o meu marido chega a casa a dizer que se ia inscrever e eu aproveitei e fui com ele. Durante o processo fui informada do RVCC Profissional na área da cozinha onde me inscrevi e iniciei quando terminei o 9ºano, com este certificado fiz o pedido para obter a carteira profissional de cozinha nível II, antes de terminar fui também chamada para iniciar o 12º ano que terminei no passado mês de Novembro. Estou feliz por terminar esta caminhada. Passei por algumas dificuldades pois já tinha abandonado a escola à muito tempo, dificil foi também conciliar os estudos, o trabalho e a vida de casa, mas com força de vontade tudo se fez. Agora com o secundário e a carteira profissional de cozinheira penso ter mais oportunidades de emprego, posso também frequentar algumas formações que antes não podia. Antes de terminar gostaria de agradecer o apoio de todos os formadores e técnicos envolvidos nestes processos que foram espectaculares para mim. "

Clara Marques

Sem comentários:

Enviar um comentário