quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Um misto de sensações ...

Xaraammm!
Mais vale tarde que nunca!

Muito por aqui se escreve e não queríamos de modo algum que o nosso blog ficasse sem a nossa participação. Mas, será que ele poderia viver sem o nosso contributo? Poderia, mas não era a mesma coisa! Por isso é com imenso prazer que vimos fazer a nossa “inauguração” neste espaço.

O nosso papel no CNO faz com que tenhamos um contacto próximo com os adultos, onde, por entre sessões de descodificação do referencial, sessões de reconhecimento, sessões de formação complementar e sessões de júri, nos vão mostrando o que sentem ao longo do processo.

Como uma imagem vale mais do que mil palavras, observem:

Se calhar perguntam-se de que forma esta imagem transmite as sensações, sentimentos, angústias,… dos nossos adultos. Mas reparem:

É assim que os encontramos numa fase inicial, quando lhes fazemos a sessão de descodificação, as ideias parecem estar todas baralhadas... Chegam mesmo a perguntar “Por onde começo?”, “O que tenho de fazer?”, “Tenho de demonstrar isso tudo?”, “Já deixei a escola há tanto tempo…”.

Ter de trabalhar com o computador, descrever a história de vida, coisas que já aconteceram há muitos anos, que estão guardadas no baú das recordações, é um misto de sensações, de sentimentos, ansiedade, (des)ânimo, persistência, cansaço, entusiasmo,... “Serei capaz?”, “Acho que vou desistir.”, “Não tenho tempo.”.

Mas depois eis que se faz luz e tudo parece encaixar. O referencial, as competências, as palavras, a história de vida, as reflexões, tudo começa a fazer sentido. A vontade de continuar volta a dar frutos e isso reflecte-se no empenho. O espírito de grupo faz com que vejam nas dificuldades oportunidades para continuar.

E é mesmo com a vontade de continuar, que sem se aperceberem chegam ao fim. O Processo que no início era duvidoso para alguns já traz saudades. “E agora o que vou fazer naquele dia à noite em que ia para a sessão?”, “Até das exigentes formadoras vou ter saudades…”


Pois é, é assim que no final se despedem de nós, mas acreditamos que:

Aqueles que passam por nós não vão sós, não nos deixam sós… Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós.

Parabéns a todos os utentes que nunca desistiram, não deixaram de acreditar neles e realizaram um sonho, obter o 9º ano.

As formadoras Rita e Sónia



Sem comentários:

Enviar um comentário