Roma foi a cidade que nos recebeu, Elsa Fonseca e Margarida Borralho, durante uma semana (5 a 9 de setembro) para frequentarmos a formação Autobiographical Methodologies in Adult Education no âmbito do programa Grundtvig e promovida pelo CIAPE.
As expetativas, concentradas apenas na formação, eram elevadas quanto ao que poderíamos trazer de novo. A semana de trabalho foi intensa, explorámos exercícios práticos onde tivemos que partilhar a nossa própria história de vida e com estes percebemos como a partilha de memórias e vivências, quando feita em grupo, pode ajudar a suscitar as memórias e vivências do outro. Constitui assim, um bom ponto de partida para a reflexão.
É claro que todos os exercícios que fizemos integrados na formação tiveram o seu valor, mas a possibilidade de partilha mútua entre pessoas de vários pontos da Europa, com vivências pessoais e profissionais diversificadas, com diferentes formas de vida é algo que fascina e que nos faz querer conhecer mais. Só assim podemos valorizar dignamente o que aprendemos com os outros.
A nossa formação em Roma, proporcionou-nos também a oportunidade de uma visita guiada por alguns dos mais importantes pontos (Escadaria de Espanha, Fonte de Trevi, Panteão, Fórum Romano), e claro que outros visitámos por nossa própria conta (Basílica de São Paulo, Praça de São Pedro, Museu do Vaticano, Capela Sistina).
O balanço é de todo positivo, pelo crescimento pessoal, formativo e profissional. Resta agradecer à nossa agência nacional (PROALV) pelo apoio que dá nesta iniciativa que todos devem aproveitar.
Elsa Fonseca, Formadora CP
Sem comentários:
Enviar um comentário