terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Participação da Insignare em Projeto Europeu Inclusive






O projeto INCLUSIVE - Involving New Communities of Learners Using Socially Inclusive Virtual Environments, apoiado pelo Programa Aprendizagem ao Longo da Vida, do qual fazem parte oito parceiros: Alemanha, Hungria, Letónia, Lituânia, Polónia, Portugal, Reino Unido e República Checa, tem como objectivo envolver o uso das redes sociais virtuais na aprendizagem e formação de adultos. Pretende ainda responder às necessidades de ensino e de aprendizagem dos intervenientes em todas as formas de educação de adultos, quer esta seja formal, não formal ou informal, indo também ao encontro daquilo que necessitam as organizações que promovem essa educação, realizando diversos tipos de actividades de cooperação a nível europeu.
Inclui diversas mobilidades que têm a finalidade de partilhar experiências e boas práticas. Em cada mobilidade os parceiros têm uma agenda a cumprir e tarefas a realizar antes, durante e após. Na primeira mobilidade, que se realizou na Lituânia, foi delineado o plano de trabalho para o próximo encontro dos parceiros. Previamente ao encontro, a equipa da Insignare responsável pelo projeto reuniu diversas vezes a fim de organizar todo o trabalho que estava previsto apresentar. Um dos pontos da agenda consistia em levar um logótipo para ser selecionado entre os oito parceiros, tornando-se a imagem deste projeto. Assim, a equipa começou por definir uma estratégia para escolher o logótipo português: elaborar e aplicar um questionário aos adultos do CNO, para reunir elementos, tais como: símbolos, cores e palavras associados a ensino, formação, distância e internet. Lançou-se o convite a alguns adultos do CNO e alunos da EPO para participar e apresentar uma proposta. Para tal, apenas lhes foram dadas algumas informações para estes terem uma base de trabalho. Estabelecido um prazo de entrega, a equipa escolheu, com base nos resultados dos questionários, os logótipos que apresentou aos restantes parceiros.
Simultaneamente e em parceria com a Alemanha, a equipa tratou da elaboração dos questionários para os adultos e para as empresas. Estes, depois de aplicados, pretendem aferir a opinião dos seus destinatários acerca da aprendizagem e formação através de elearning.
Para finalizar a preparação da mobilidade, a equipa analisou uma matriz portuguesa para a criação de cursos elearning, assim como partilhou ideias e opiniões.
Na mobilidade que decorreu na semana passada, na Letónia, a organização ALADIN e Baltic Bright acolheu os participantes da segunda mobilidade, entre os quais a Insignare. Feito o balanço do plano de trabalho e revistas as próximas mobilidades, iniciou-se a apresentação dos logótipos dos oito parceiros e procedeu-se à votação. É de realçar que, com grande orgulho, o logótipo apresentado pela Insignare foi o preferido pela maioria.
Como já foi referido, Portugal e a Alemanha apresentaram uma proposta para os questionários, que foi debatida entre todos, tendo-se concluído a elaboração dos mesmos. Estipulou-se também a forma como serão aplicados por todos e como serão tratados os seus resultados, de forma a serem comparáveis. Sendo estes necessários para a criação de uma matriz comum para cursos elearning, foi feito um debate com vista a esclarecer algumas questões concetuais acerca da mesma.
Como estas mobilidades assentam ainda na troca de experiências e boas práticas, a organização anfitriã partilhou o seu trabalho na área da formação de adultos com a utilização do elearning, onde focou também as dificuldades sentidas pelos seus formandos, assim como pela parte da Baltic Bright.
Concluindo a ordem de trabalhos prevista para esta mobilidade, foram delineadas e distribuídas tarefas para o terceiro encontro, a realizar no País de Gales, no mês de Abril. Prevê-se a criação efetiva de uma matriz comum para criação de cursos elearning e workshops sobre o uso das tecnologias ao serviço da aprendizagem.



Foi uma semana bastante enriquecedora e de muito trabalho, mas trazemos na bagagem a sensação de missão cumprida nesta segunda mobilidade.



Sónia Pereira e Marília Matias,



membros da equipa INCLUSIVE

Sem comentários:

Enviar um comentário