terça-feira, 30 de março de 2010

Júri RVCC-PRO

O nosso CNO certificou, no dia 29 de Março, 3 adultas de nível dois de qualificação profissional na área de Empregada de Mesa e 5 adultas nível dois de qualificação na área de Cozinha, cujo processo teve início em Novembro de 2009.
Ao longo do processo, as adultas elaboraram um portefólio no qual reflectiram acerca das várias valências e actividades promovidas ao longo da sua carreira, o que lhes permitiu validar todas as competências exigidas pelo referencial.
É importante realçar o esforço e dedicação por parte das adultas em elaborar o portefólio, foi um processo rico de saberes e partilha de experiências. Até na apresentação do seu portefólio se esmeraram:












No júri estiveram presentes todos os elementos da equipa técnica do RVCC Profissional, a profissional Sílvia Gonçalves, o Tutor Empregado Mesa Renato Guiomar, Tutor Cozinha António Manalvo e o Avaliador Externo Albertino Cartaxo e, claro, as oito candidatas.










A apresentação individual das adultas teve como base a escolha de uma actividade desenvolvida no seu contexto de trabalho.
Estas apresentações foram interessantes, provocando durante a sessão momentos divertidos e emocionantes, provando com isto que todas estas profissionais vivem com emoção a sua profissão e mostram que o esforço ao longo destes 5 meses foi enriquecedor.
As suas apresentações foram ainda enriquecidas com ideias originais da forma como decorreram pois tivemos a apresentação de um vídeo, algumas vieram munidas com os ingredientes, produtos alusivos às suas apresentações, ora vejam:


- Origem do azeite:





- Origem do café










- Como fazer coelho na telha








- Para confeccionar o tradicional Chícharo









- Pot-au-feu














O júri foi o culminar de uma caminhada que permitiu a estas adultas alcançar uma nova forma de perspectivar a sua profissão e de a valorizar.
Era notória a ambição de todas obterem a carteira profissional das respectivas áreas onde laboram.

Profissional RVCC-Pro
Sílvia Gonçalves

O livro do mês

A começar em Abril, o CNO vai sugerir um livro por mês com o objectivo de divulgar opções de leitura para os nossos adultos. Como teremos em breve (em data a designar) uma tertúlia relacionada com o livro O rapaz do pijamas às riscas de John Boyne, esse será a nossa primeira sugestão... Até breve e vamos lá ginasticar as mentes!

domingo, 28 de março de 2010

Ai que prazer...

Ai que prazer
Não cumprir um dever,
Ter um livro para ler
E não o fazer!
Ler é maçada,
Estudar é nada.
O sol doira
Sem literatura.
O rio corre,
bem ou mal,
Sem edição original.
E a brisa, essa,
De tão naturalmente matinal,
Como tem tempo não tem pressa...
(Fernando Pessoa)













Célia Silva

domingo, 21 de março de 2010

Isabel Allende

Há uns bons anos atrás ofereceram-me um livro de Isabel Allende. Paula. Não conhecia a autora, mas agradou-me ser um livro autobiográfico. Poucos dias depois comecei a lê-lo. Tendo como base uma longa história familiar que começa com antepassados remotos, figuras lendárias, que se vão misturando com a história do Chile, com a própria história pessoal, familiar e profissional da autora e com a morte precoce da filha que dá o nome ao livro, descobri uma excelente contadora de histórias. Pouco tempo depois li A Filha da Fortuna e Retrato a Sépia e continuei a deliciar-me com uma história contada a dois tempos em que factos históricos, retratos sociais e histórias apaixonantes de mulheres heroínas se misturam, entre o mundo real e um mundo mágico que nos arrasta página após página.

Hoje descobri por uma amiga um vídeo da autora. Agora sobre histórias reais, em que fala igualmente de mulheres heroínas e de histórias de paixão. De paixão na luta pela vida e pela defesa dos direitos das mulheres.

A ver. A ler.

Célia Silva

quinta-feira, 18 de março de 2010

Congresso "Ourém: Um olhar para o futuro!"

Nos dias 26, 27 e 28 de Março realizar-se-á, em Ourém, o Congresso “Ourém: Um olhar para o futuro!” que tem por objectivo afirmar a identidade e a cidadania dos oureenses, bem como a defesa e promoção do município. Para que este congresso possa ter o sucesso desejado foi criada uma Comissão Organizadora da qual faz parte a INSIGNARE.



O Congresso vai ser composto por 6 painéis: Ourém Patrimonial; Ourém Social; Ourém Económico; Ourém Administrativo e Territorial; Ourém no Mundo; Ourém e o Futuro. Faz ainda parte deste Congresso um Jantar da Diáspora Oureense que decorrerá, no dia 27 de Março, pelas 20:00h, no restaurante Manjar Central, em Caxarias.


Como entidade pertencente à Comissão Organizadora, caberá à INSIGNARE, na pessoa do seu Director, Francisco Vieira, Moderar e Coordenar um painel – Ourém no Mundo, que decorrerá no dia 28 de Março, pelas 11:30h – no qual são oradores David Catarino, Presidente do Turismo de Leiria-Fátima; Carlos Baptista e Nelson Faria de Oliveira, ambos empresários. Será relator deste painel Eugénio Lucas, Professor do Ensino Superior.


Para informações mais pormenorizadas poderá aceder ao site http://congressodeourem2010.cm-ourem.pt

segunda-feira, 8 de março de 2010

CERIMÓNIA DE ENTREGA DE CERTIFICADOS

No dia 5 de Março, pelas 21:00h a INSIGNARE realizou uma Cerimónia de Entrega de Certificados no Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima, direccionada aos utentes do Centro Novas Oportunidades e do Centro de Formação Contínua.

Ao longo do segundo semestre de 2009 estas duas valências da INSIGNARE formaram e certificaram cerda de 1000 pessoas, trabalhando muitas vezes em parceria, complementando o trabalho efectuado com os adultos. Por este motivo a junção, nesta grande cerimónia, dos certificados a entregar pelos dois Centros é plenamente justificada, aliás muitos são os formandos que receberam certificados de ambos os lados.

A noite estava pouco convidativa a uma saída de casa mas o auditório do Centro Pastoral Paulo VI foi-se enchendo, ultrapassando as expectativas de todos os que se envolveram na organização deste evento. Com a sala praticamente cheia, estava dado o mote para o início da cerimónia.
E se as usuais Cerimónias de Entrega de Certificados se resumem a discursos das entidades oficiais e chamadas ao palco de todas as pessoas certificadas, o número de certificados a entregar nesta noite (cerca de 1000) tornava este formato incomportável. Por isso a INSIGNARE inovou, refez o formato padrão deste tipo de cerimónias, transformando-o num momento de comemoração pensado e dedicado a todos aqueles que escolheram esta Casa para certificar as suas competências escolares e/ou profissionais ou para adquirir mais conhecimentos em áreas como o Inglês, a Hotelaria e Restauração, o Comércio, a Construção Civil, a Informática, a Gestão ou o Apoio Social e Orientação.

Foi por isso uma noite de momentos que iniciou com a actuação de um Quarteto de Cordas do Conservatório de Música de Ourém-Fátima. Um violoncelo, uma violeta e dois violinos cativaram todos pela harmonia transmitida e prepararam os presentes para uma noite protagonizada pela música.
Seguiu-se o momento formal e simbólico de entrega de certificados. Intercalados entre os discursos das entidades oficiais presentes (das quais destacamos a presença da Governadora Civil de Santarém, Sónia Sanfona, da Presidente da Assembleia Municipal, Deolinda Simões e do Vereador do Pelouro de Fátima e Vice-Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Nazareno do Carmo) chamaram-se ao palco alguns utentes do Centro Novas Oportunidades e alguns formandos do Centro de Formação Contínua que tinham como função representar os restantes colegas presentes no Centro Pastoral Paulo VI. De entre estes, quatro (dois de cada centro) falaram sobre a sua passagem pelo processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências e sobre as aprendizagens nas formações que frequentaram. E independentemente do Centro pelo qual passaram foi comum a todos a qualidade dos profissionais que os acompanhou assim como a evolução pessoal e profissional que a experiência lhes permitiu.
Após o momento formal da noite foi altura para aproveitar um serão que se queria animado, ou não fosse a noite uma noite de comemoração. Seguiu-se um momento que a todos surpreendeu. FUBU Beatbox trouxe-nos uma forma invulgar, envolvente e inovadora de produção de sons… apenas utilizando a sua própria voz. Foi realmente incrível ouvir diferentes batidas produzidas apenas por uma pessoa recriando diversos estilos musicais. As pessoas presentes, apesar de um pouco descrentes no início desta actuação, depressa se renderam ao FUBU e à sua técnica, aplaudindo enfeitiçadas cada oportunidade que surgia para o fazer.
Outro momento se seguiu… mais convencional é certo, mas ainda assim também muito apreciado pelo público presente. Pedro Miguéis, acompanhado à viola e nas teclas por Jorge Gonçalves, transportou todos para uma outra época… os anos 60 interpretando alguns sucessos dos Beatles. A pedido do público, cantou ainda alguns temas originais seus bem conhecidos de todos os presentes que o acompanharam com entusiasmo. E foi uma actuação descontraída, empática com o público, que caracterizou este último momento da noite.
Desta noite ficou a alegria e boa disposição do público presente. Ficou ainda vincada a importância e a capacidade da INSIGNARE como grande entidade formadora do Concelho. De facto, várias vezes foi repetido ao longo da noite e por vários intervenientes, que não era vulgar uma entidade formadora conseguir reunir o número de pessoas ali presentes para um único evento, assim como não é vulgar uma entidade formadora de um concelho de interior conseguir, como resultado de 6 meses de trabalho, entregar cerca de 1000 certificados.

domingo, 7 de março de 2010

Diplomas entregues!

Costumo ouvir dizer que as pessoas ou as coisas que nos dão mais trabalho são aquelas de que mais gostamos. Talvez porque são aquelas que nos exigem mais e nos fazem pôr nos pratos da balança os prós e os contras daquilo que fazemos e nos confrontam com a sempre difícil decisão entre o desistir e o ir até ao fim.

Na passada sexta-feira, em mais uma cerimónia de entrega de 1000 diplomas de formação contínua e de certificação de competências, pude mais uma vez perceber que os projectos que mais exigem de nós são aqueles que também nos dão mais satisfação.

Sexta-feira foi, sem dúvida, um dia de celebração. Para as mais de 1000 pessoas que foram receber um diploma de formação contínua e / ou de certificação de competências, foi notório o sentimento de festa. Para todos eles o percurso foi exigente. Começaram por abdicar do conforto do sofá, como se ouviu num dos testemunhos, abdicaram do tempo de lazer, reorganizaram compromissos profissionais e familiares, confrontaram-se com dificuldades, com dúvidas em relação ao que seriam capazes de fazer. Mas todos os que estiveram presentes não desistiram. Procuraram ajuda, superaram-se a si próprios, puseram nos pratos da balança os prós e os contras de concluir a certificação. E decidiram que o trabalho valia a pena.

E sexta-feira foi notório que valeu a pena! Foi notório naqueles que, em representação das mais de 1000 pessoas, subiram ao palco para receber o seu diploma; foi notório nos testemunhos convictos e sentidos de orgulho pela meta alcançada; foi notório nos aplausos ao Fu Bu, nas vozes em coro que acompanharam o Pedro Miguéis e nos pedidos para cantar em português, porque o inglês não é fluente; foi notório ainda na quantidade de luzinhas vermelhas que sobressaíam na escuridão do auditório do Paulo VI a apontar para o palco para registar um momento único; e foi ainda notório no brilho do olhar com que cada um dizia orgulhosamente o seu nome e recebia com ambas a mãos um diploma, como que a dizer “este já ninguém me tira!”

Garantidamente que para cada um dos presentes o sentimento de satisfação foi directamente proporcional ao empenho que colocou neste processo. E por isso, o dia foi de festa e de justa celebração!

A todos, parabéns pela etapa cumprida!
Célia Silva

quinta-feira, 4 de março de 2010

1000 Certificados de Formação Profissional

É já amanhã, dia 5 de Março, às 21:00h, no Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima.

Grande Cerimónia de Entrega de Certificados.

Dois momentos musicais com FUBU e PEDRO MIGUÉIS.

Contamos com todos e por isso aqui fica o programa.