segunda-feira, 8 de março de 2010

CERIMÓNIA DE ENTREGA DE CERTIFICADOS

No dia 5 de Março, pelas 21:00h a INSIGNARE realizou uma Cerimónia de Entrega de Certificados no Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima, direccionada aos utentes do Centro Novas Oportunidades e do Centro de Formação Contínua.

Ao longo do segundo semestre de 2009 estas duas valências da INSIGNARE formaram e certificaram cerda de 1000 pessoas, trabalhando muitas vezes em parceria, complementando o trabalho efectuado com os adultos. Por este motivo a junção, nesta grande cerimónia, dos certificados a entregar pelos dois Centros é plenamente justificada, aliás muitos são os formandos que receberam certificados de ambos os lados.

A noite estava pouco convidativa a uma saída de casa mas o auditório do Centro Pastoral Paulo VI foi-se enchendo, ultrapassando as expectativas de todos os que se envolveram na organização deste evento. Com a sala praticamente cheia, estava dado o mote para o início da cerimónia.
E se as usuais Cerimónias de Entrega de Certificados se resumem a discursos das entidades oficiais e chamadas ao palco de todas as pessoas certificadas, o número de certificados a entregar nesta noite (cerca de 1000) tornava este formato incomportável. Por isso a INSIGNARE inovou, refez o formato padrão deste tipo de cerimónias, transformando-o num momento de comemoração pensado e dedicado a todos aqueles que escolheram esta Casa para certificar as suas competências escolares e/ou profissionais ou para adquirir mais conhecimentos em áreas como o Inglês, a Hotelaria e Restauração, o Comércio, a Construção Civil, a Informática, a Gestão ou o Apoio Social e Orientação.

Foi por isso uma noite de momentos que iniciou com a actuação de um Quarteto de Cordas do Conservatório de Música de Ourém-Fátima. Um violoncelo, uma violeta e dois violinos cativaram todos pela harmonia transmitida e prepararam os presentes para uma noite protagonizada pela música.
Seguiu-se o momento formal e simbólico de entrega de certificados. Intercalados entre os discursos das entidades oficiais presentes (das quais destacamos a presença da Governadora Civil de Santarém, Sónia Sanfona, da Presidente da Assembleia Municipal, Deolinda Simões e do Vereador do Pelouro de Fátima e Vice-Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Nazareno do Carmo) chamaram-se ao palco alguns utentes do Centro Novas Oportunidades e alguns formandos do Centro de Formação Contínua que tinham como função representar os restantes colegas presentes no Centro Pastoral Paulo VI. De entre estes, quatro (dois de cada centro) falaram sobre a sua passagem pelo processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências e sobre as aprendizagens nas formações que frequentaram. E independentemente do Centro pelo qual passaram foi comum a todos a qualidade dos profissionais que os acompanhou assim como a evolução pessoal e profissional que a experiência lhes permitiu.
Após o momento formal da noite foi altura para aproveitar um serão que se queria animado, ou não fosse a noite uma noite de comemoração. Seguiu-se um momento que a todos surpreendeu. FUBU Beatbox trouxe-nos uma forma invulgar, envolvente e inovadora de produção de sons… apenas utilizando a sua própria voz. Foi realmente incrível ouvir diferentes batidas produzidas apenas por uma pessoa recriando diversos estilos musicais. As pessoas presentes, apesar de um pouco descrentes no início desta actuação, depressa se renderam ao FUBU e à sua técnica, aplaudindo enfeitiçadas cada oportunidade que surgia para o fazer.
Outro momento se seguiu… mais convencional é certo, mas ainda assim também muito apreciado pelo público presente. Pedro Miguéis, acompanhado à viola e nas teclas por Jorge Gonçalves, transportou todos para uma outra época… os anos 60 interpretando alguns sucessos dos Beatles. A pedido do público, cantou ainda alguns temas originais seus bem conhecidos de todos os presentes que o acompanharam com entusiasmo. E foi uma actuação descontraída, empática com o público, que caracterizou este último momento da noite.
Desta noite ficou a alegria e boa disposição do público presente. Ficou ainda vincada a importância e a capacidade da INSIGNARE como grande entidade formadora do Concelho. De facto, várias vezes foi repetido ao longo da noite e por vários intervenientes, que não era vulgar uma entidade formadora conseguir reunir o número de pessoas ali presentes para um único evento, assim como não é vulgar uma entidade formadora de um concelho de interior conseguir, como resultado de 6 meses de trabalho, entregar cerca de 1000 certificados.

Sem comentários:

Enviar um comentário