quinta-feira, 29 de abril de 2010

Júri de Certificação no Olival

A passada 3ª feira foi um dia muito especial para 26 adultos que frequentaram o processo RVCC no Olival. Após 8 meses de trabalho, entre formação e processo RVCC, viram a sua experiência de vida formalmente reconhecida e certificada com o 9º ano de escolaridade. Foi no meio de algum nervosismo, mas com um discurso bem treinado, porque isto de falar em público não é fácil, que 14 dos candidatos à certificação apresentaram um tema de vida que variou entre a profissão que exercem e um hobby que lhes ocupa os tempos livres. A partir daqui explicaram como é que a experiência lhes permitiu adquirir as competências necessárias ao nível de certificação pretendido e acrescentaram ainda os projectos formativos e profissionais que o processo RVCC permitiu traçar. Mais ao final do dia, os restantes 12 candidatos à certificação apresentaram-nos uma peça de teatro totalmente escrita, ensaiada e representada pelos próprios. Dessa forma criativa deram-nos a conhecer a realidade de um Centro de Dia em diversas vertentes como a preparação de actividades, os cuidados de saúde aos idosos, a gestão do próprio espaço e a utilização das novas tecnologias para as mais diversas actividades diárias. Foi de uma forma animada e com um verdadeiro espírito de união que o grupo aproveitou o saber de cada um para chegarem a um resultado final que ficará na história quer do Centro de Apoio Social, quer do Centro Novas Oportunidades, quer ainda da história pessoal de cada um dos adultos certificados.

Os 7 adultos certificados de manhã, depois de comunicada a decisão final.
Da esquerda para a direita: o Adelino Silva, a Gabriela Fernandes, o Aníbal Santos, a Célia Santos, a Anabela Fonseca, o Adérito Oliveira e a Sandra Jorge


Os 7 adultos certificados ao início da tarde, depois de comunicada a decisão final.
Da esquerda para a direita: o João Andrade, o Sérgio Oliveira, o Sérgio Santos, o Vítor Rodrigues, o Marcelo Fonseca, o Luís Neves e o Rui Dias

Os novos 12 actores do Olival, após a representação, a ouvirem as apreciações dos elementos do Júri quanto às competências demonstradas nos dossiers e na apresentação a Júri.
Fila de trás, da esquerda para a direita: a Maria da Conceição Ribeiro, a Maria Matilde Ferreira, a Maria da Conceição Vieira, a Maria de Lurdes Salvado, a Maria de La Salete Oliveira e a Cristina Ribeiro.
Fila da frente, da esquerda para a direita: a Fernanda Santos, a Ana Maria Marques, o Manuel Vieira, o Abel Marques, a Maria de Fátima Pinto e a Rosa Silva




Dois momentos da peça de teatro que ilustraram algumas das competências que permitiram a certificação

Mais uma vez foi possível perceber a quantidade de pessoas que pelas mais diversas razões não frequentaram a escola, mas que nem por isso são pessoas menos capazes. Apenas fizeram outros percursos e adquiriram outras competências, aquelas que a vida lhes exigiu. Mas se tiveram essa capacidade, de se fazerem à vida, continuarão de certeza a traçar outros percursos e a fazer outras aprendizagens, assim a vida o exija ou a curiosidade por conhecer mais os empurre. Ficou, não tenho dúvidas, uma enorme satisfação, assim o mostrava a animação com que comemoraram o final do processo e se alinhavavam comentários aos próximos desafios.

Para os 26 novos certificados, deixo os parabéns pela etapa cumprida e faço votos de que continuem a investir em si próprios, porque os tempos são de mudança.

Para o Centro de Apoio Social do Olival, deixo o agradecimento pela cedência de instalações e apoio logístico que permitiu todo este processo e permitirá aos novos candidatos, já a partir do dia 10, iniciar nova aventura. Daqui a alguns meses lá estaremos de novo a festejar novas conquistas. Até lá!

Célia Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário