quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Ano Europeu do Voluntariado


De 3 a 9 de Fevereiro, Lisboa recebe a "European Volunteering Tour" que marca o arranque do Ano Europeu do Voluntariado 2011 em Portugal.

Segundo as Nações Unidas, um voluntário pode ser entendido como um "jovem ou adulto que, devido ao seu interesse pessoal e ao espírito cívico, dedica parte do seu tempo,sem renumeração alguma a diversas formas de atividade organizadas ou não (...)".

A prática do voluntariado tem uma significativa importância na nossa sociedade. Vejamos o exemplo dos Bombeiros salvando propriedades em caso de incêndio, dando assistência em caso de acidente ou de todos aqueles que se movem em torno da recolha de alimentos através do Banco Alimentar. As suas acções significam muito para aqueles que beneficiam delas e, tomando em conta, o trabalho do Banco Alimentar, na época de crise que atravessamos é fundamental.

Apesar destas boas ações que se verificam sabemos que vivemos numa sociedade, em que as pessoas estão cada vez mais viradas para si próprias e os tempos de crise que correm estão cada vez menos propícios para se dedique o tempo sem qualquer recompensa, mesmo assim, é urgente que as pessoas não se esqueçam que o sentimento de entreajuda e solidariedade não se deve deixar desvanecer.São muitos os que precisam de nós.
Vamos encarar este Ano Europeu do Voluntariado como se todos os dias fosse Natal... e dar um pouco de nós por um mundo melhor e mais digno.


Elsa Fonseca - Formadora CP

Sem comentários:

Enviar um comentário