terça-feira, 28 de setembro de 2010

Assinatura do Protocolo entre VEROUREM e INSIGNARE


Dia 27 de Setembro foi assinado um protocolo entre a INSIGNARE e a VEROURÉM, com vista à cedência da exploração da Cozinha Central, instalada no edifício do antigo Seminário dos Monfortinos e que fornece as refeições escolares aos alunos do Pré-Escolar e do 1º ciclo do Ensino Básico.
A INSIGNARE, entidade que tutela a Escola de Hotelaria de Fátima e cuja sede se encontra instalada no próprio edifício do antigo Seminário, vê com este protocolo a oportunidade de complementar a aprendizagem dos seus alunos da Área de Hotelaria, nomeadamente dos cursos profissionais de cozinha e pastelaria.
Assim sendo, a INSIGNARE dispõe, ao mesmo tempo, das condições e equipamentos necessários ao desenvolvimento das aulas práticas dos seus alunos, bem como do Know-how e meios necessários ao bom funcionamento da referida Cozinha Central. Para além das 120 000 refeições anuais, os alunos de Hotelaria vão ainda assegurar fornecimento das refeições a servir nas cantinas das duas escolas, EPO e EHF.

Comemoração dos 20 anos de Ensino Profissional em Ourém

No próximo dia 1 de Outubro, a INSIGNARE irá comemorar “20 anos do Ensino Profissional em Ourém” com uma grande cerimónia que reunirá, no Centro de Negócios de Ourém, cerca de 1000 pessoas entre actuais alunos, alunos finalistas, professores e funcionários, antigos colaboradores, empresas parceiras, entidades, membros actuais e antigos dos órgãos sociais e amigos.



sexta-feira, 17 de setembro de 2010

ILHA DO PRÍNCIPE – Potencialidades em debate


No âmbito da deslocação oficial a Portugal do Presidente do Governo Regional do Príncipe, Eng. José Cassandra, e aproveitando a sua visita a Ourém, o Município dinamizará no próximo dia 22 de Setembro, pelas 18h00, no Salão Nobre do Centro de Negócios de Ourém, uma sessão subordinada ao tema “ILHA DO PRÍNCIPE– Potencialidades de Desenvolvimento e Investimento”.

Esta sessão é dirigida principalmente aos empresários do Município e tem como principal objectivo apresentar as oportunidades de negócio ao nível da agricultura, comércio e turismo da Região Autónoma do Príncipe.

“ILHA DO PRÍNCIPE – Potencialidades de Desenvolvimento e Investimento”
22 de Setembro 2010 pelas 18h00
Local: Salão Nobre do Centro de Negócios de Ourém

PROGRAMA

Moderador: Dr. Sérgio Fernandes (INSIGNARE)
18h00 – Abertura da Sessão pelo Sr. Presidente do Município de Ourém - Dr. Paulo Fonseca
18h10 – Breve caracterização da Ilha do Príncipe ao nível sócio-económico - Dr. Sérgio Fernandes
18h30 - “ILHA DO PRÍNCIPE – Potencialidades de Desenvolvimento e Investimento” - Presidente do Governo Regional do Príncipe – Eng. José Cassandra
18h50 – Debate / Participação do público

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Crónicas sem Título, por José Ribeiro Vieira


“ Mariano Gago, actual ministro da Ciência e do Ensino Superior foi o melhor aluno do meu curso e um dos melhores de sempre do Técnico. O actual ministro tinha notas excelentes não porque estudasse muito, mas porque percebia o que os professores diziam nas aulas, mesmo quando a matéria era mais difícil e complexa. Por vezes, só ele e um ou outro mais dotado é que entendia. O problema dos alunos de então, como os de hoje, será exactamente o de falta de compreensão do que os professores fazem por ensinar, nas aulas. Ou porque não estão preparados para compreender a conexão entre as matérias por falta de estudo, ou porque estão desconcentrados ou distraídos, esperando ansiosamente que cada aula chegue ao fim. E isto é tanto mais assim quando se trata de disciplinas como são a matemática e a física. É preciso compreender o que se estuda. A este propósito lembro-me de uma história do tempo em que dava explicações de matemática a alunos do então 7º ano, agora 11º, que antecedia a entrada na Universidade.
O meu primeiro aluno, o Cândido, dispunha de pouco tempo para estudar; percebendo, porém, bem o que se lhe explicava. Quando chegou a altura de fazer exame conseguiu ir à oral. Nessa altura era assim! Apareceu-me entretanto muito desanimado porque, o professor que o ia interrogar era conhecido, no então Liceu de Oeiras, por chumbar muitos alunos. Gritava até com os examinados, quando não percebiam o que diziam. Lembrei-me então, de que nesse Liceu estava um “célebre” professor que o tinha sido também no Liceu de Leiria, o Dr. José Júlio. Fui confirmar, encontrando-o num corredor desse Liceu. Ao que eu disse, recordava-se ainda de mim. Lá lhe contei que tinha um aluno para fazer exame com ele, mas que a esperança que tinha de passar era pouca pois, ao que se dizia, a fama que tinha em Leiria continuava a existir em Oeiras! Ficou zangado e disse-me que só chumbava os que não percebiam o pouco que sabiam, pedindo-me para ir assistir a uns exames orais no sentido de entender porque perdia ele a paciência com os alunos, chumbando alguns.
Lá fui. Tinha razão, em parte, o Dr. José Júlio. A maioria não percebia o que dizia ou escrevia. O Cândido passou e até bem. O professor deu-me os parabéns, que endossei ao aluno. Mais do que “saber de cor”é, de facto, preciso compreender. Na matemática, na física, como em tantas outras matérias, disciplinas e coisas, diz-se não só o que se não sabe, como principalmente o que não se compreende. Porque para compreender é preciso estudar e até mesmo reflectir. Sem pressa. Estudar não é decorar ou “marrar”, como se diz na gíria. É principalmente apreender e entender, resistindo a virar páginas sem ter percebido as anteriores.
Este texto é um pequeno contributo, uma história para os alunos e talvez para pais e professores, que vão agora começar um novo ano. Nunca mais encontrei o Cândido…

In Jornal de Leiria
Edição 1365 - 09 de Setembro de 2010

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Escola de Hotelaria de Fátima no Festival de Gastronomia de Leiria


De 4 a 12 de Setembro, a Escola de Hotelaria de Fátima, irá participar no XVIII Festival Regional de Gastronomia de Leiria, uma organização conjunta do Turismo de Leiria-Fátima e da Câmara Municipal de Leiria.
Instalada no Marachão, (nas traseiras da Rodoviária) a Escola de Hotelaria de Fátima tem preparado um conjunto variado de pratos regionais a serem elaborados e servidos, ao longo da semana, pelos alunos de hotelaria. Do menu constam pratos como Bacalhau Grelhado com Batata a Murro, Massinhas de Peixe do Mar da Nossa Costa, Medalhões de Porco com Castanhas, Naco de Vitela com Couve Braseada e Arroz de Pato com Enchidos. Como sobremesas, aqueles que visitarem a tasquinha desta Escola poderão deliciar-se com Pudim de Ginja à Conde de Ourém, Arroz Doce, Manjar do Conde ou Creme Brüle. Não esquecendo as entradas, estarão disponíveis Mexilhão Vinagrette, Maçã Confitada com Morcela, Ovos Mexidos com Farinheira, Azeitonas Temperadas, Saladinha da Quinta e Queijinhos de Azeite.
Este ano, e pela primeira vez, a EHF irá ter disponível um prato vegetariano e um menu especial para as crianças.
Nos dias 4 e 5 de Setembro, a Escola de Hotelaria de Fátima irá possibilitar a degustação de Cozinha de Autor elaborada pelo Chef Ricardo Raimundo que iniciou o seu percurso profissional nesta Escola, tendo depois prosseguido estudos na Escola Superior de Hotelaria do Estoril onde realizou o Curso de Produção Alimentar em Restauração. Para além de uma significativa experiência em diversas unidades de restauração e de uma constante preocupação ao nível do seu aperfeiçoamento técnico, o Chef Ricardo Raimundo é hoje docente da área de cozinha na Escola de Hotelaria de Fátima.
Nestes dois dias, o Chef Ricardo propõe-nos como entradas: Farinheira à Brás e Broa de Milho Perfumada de Canela, Salada de Polvo e a Compota de Três Pimentos, Chamuça de Pato sobre Maçãs de Alcobaça; como sopa: Creme de Bacalhau e suas Lascas; como prato de peixe: Rebuçados de Peixe da nossa Costa, Gratinado de Batata e Emulsão de Mexilhão; como prato de carne: Medalhões de Porco em Crosta de Queijo de Porto de Mós, Risotto de Cogumelos Selvagens e Verdes; e como sobremesas: Pudim de Castanhas Perfumado com Ginja de Ourém sobre Coulis de Frutos Silvestres e Gelado de Baunilha, Leite Creme Queimado e Gelado de Caramelo, Salada de Frutas com Gelado de Morango.
Com um ambiente requintado e um serviço de excelência, a Escola de Hotelaria de Fátima espera por si para lhe proporcionar um serão muito agradável.