terça-feira, 11 de maio de 2010

Júri de Certificação no Fárrio

Em Setembro de 2009 iniciámos uma parceira com a Junta de Freguesia da Ribeira do Fárrio da qual resultaram já 26 pessoas certificadas, 15 com o 9º ano de escolaridade e 11 com o 12º ano. Ao longo de 8 meses de trabalho, aos quais se juntaram diversas acções de formação para aquisição de novas competências e consolidação de outras, estes adultos tiveram a oportunidade de demonstrar que os seus percursos de vida lhes trouxeram as aprendizagens necessárias para aumentarem o seu nível de escolaridade. O processo formal de certificação decorreu nos passados dias 7 e 10 de Maio nas instalações da Junta de Freguesia da Ribeira do Fárrio. Fica o registo de ambos os dias.
No dia 7 estiveram presentes a Júri 15 pessoas, com idades que variavam entre os 22 e os 61 anos e uma escolaridade de partida entre o 4º, o 6º e o 8º ano. Com profissões predominantemente ligadas à construção civil, mas também à exploração florestal, condução de veículos pesados, prestação de serviços à comunidade e ainda algumas pessoas em situação de desemprego, todos tinham em comum o desejo de se valorizarem, de aprenderem mais e de verem formalmente reconhecidas as suas competências. Apesar da ansiedade que habitualmente está presente nas sessões de Júri, foi com um tom de “valeu a pena” que se ouviram comentários como: “relembrei muitos conhecimentos”, “foi um tempo de que gostei muito, embora muitas vezes tivesse vontade de desistir”, “sinto-me feliz por ter conseguido chegar à meta”, “foi um tempo de valorização e de gosto pela formação”.

O grupo de adultos certificados com o 9º ano e os elementos do Júri de Certificação

No dia 10 foi a vez dos candidatos ao nível secundário apresentarem perante o Júri de Certificação os motivos que justificam o reconhecimento das suas competências. Com idades compreendidas entre os 23 e os 48 anos, os 11 adultos presentes a Júri começaram o Processo RVCC já com o 9º ano concluído. As apresentações basearam-se em experiências de vida diversas, mas profissões como auxiliar de acção educativa e operário fabril, voluntariado nos bombeiros voluntários ou experiências de vida de quem viveu a emigração, serviram de base para ilustrar de que forma o percurso de vida permite adquirir inúmeras competências. Com projectos como o aumento de formação na área de trabalho, cursos para especialização profissional ou mudanças de emprego, todos concluíram o Processo RVCC mais conscientes das competências que detém e das potencialidades que podem ainda desenvolver numa vida activa que tem ainda muitos anos pela frente.

O grupo de adultos certificados com o 12º ano e os elementos do Júri de Certificação

Para todos os adultos que fizeram o processo de certificação de competências no Fárrio, fica os parabéns pelo trabalho desenvolvido e pela certificação obtida. Que este não tenha sido um ponto de chegada, mas apenas um momento de balanço, de reflexão sobre as competências até aqui adquiridas e que permita traçar novos projectos de vida para todos aqueles que querem continuar a valorizar-se e a aprender sempre mais. À Junta de Freguesia fica o agradecimento pela colaboração na divulgação do CNO e pela cedência de instalações para realização do processo RVCC.

Parabéns a todos!

Célia Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário