sexta-feira, 28 de maio de 2010
Tertúlia "Direitos Humanos e Cidadania"
terça-feira, 11 de maio de 2010
Júri de Certificação no Fárrio
O grupo de adultos certificados com o 9º ano e os elementos do Júri de Certificação
No dia 10 foi a vez dos candidatos ao nível secundário apresentarem perante o Júri de Certificação os motivos que justificam o reconhecimento das suas competências. Com idades compreendidas entre os 23 e os 48 anos, os 11 adultos presentes a Júri começaram o Processo RVCC já com o 9º ano concluído. As apresentações basearam-se em experiências de vida diversas, mas profissões como auxiliar de acção educativa e operário fabril, voluntariado nos bombeiros voluntários ou experiências de vida de quem viveu a emigração, serviram de base para ilustrar de que forma o percurso de vida permite adquirir inúmeras competências. Com projectos como o aumento de formação na área de trabalho, cursos para especialização profissional ou mudanças de emprego, todos concluíram o Processo RVCC mais conscientes das competências que detém e das potencialidades que podem ainda desenvolver numa vida activa que tem ainda muitos anos pela frente.
O grupo de adultos certificados com o 12º ano e os elementos do Júri de Certificação
Para todos os adultos que fizeram o processo de certificação de competências no Fárrio, fica os parabéns pelo trabalho desenvolvido e pela certificação obtida. Que este não tenha sido um ponto de chegada, mas apenas um momento de balanço, de reflexão sobre as competências até aqui adquiridas e que permita traçar novos projectos de vida para todos aqueles que querem continuar a valorizar-se e a aprender sempre mais. À Junta de Freguesia fica o agradecimento pela colaboração na divulgação do CNO e pela cedência de instalações para realização do processo RVCC.
Parabéns a todos!
Célia Silva
sexta-feira, 7 de maio de 2010
CNO da Insignare tem nova imagem
quarta-feira, 5 de maio de 2010
Aprendizagens informais... nas cinzas de um vulcão
Mas uma reflexão sobre aquilo que se pode aprender quando se fica retido pelas cinzas de um vulcão… é algo que ainda não nos chegou! Desta vez, a reflexão não é feita por um adulto à procura de um certificado do 9º ou do 12º ano, mas por um educador de adultos que se vê retido num aeroporto e, no tempo que subitamente ficou disponível, resolve reflectir sobre o assunto. Um texto destes num Centro Novas Oportunidades dava, com certeza, pano para mangas! Para já, serve-nos como excelente exemplo do que são aprendizagens informais. E, como diz a visada, “qualquer situação e qualquer crise são bem vindas desde que se possa aprender qualquer coisa com elas”. Um texto com o sentido de humor de quem ficou “preso” pelo vulcão… e se viu forçado a adquirir novas competências.