terça-feira, 28 de agosto de 2012

A aprendizagem… uma pequena reflexão!




A iniciativa Novas Oportunidades permite reconhecer e validar competências adquiridas ao longo da nossa vida. Muitas vezes não temos plena consciência desses saberes, mas é igualmente um processo de aprendizagem.

 
Acompanhar cerca de 100 adultos, dos quais 76 concluíram o processo, é de uma enorme satisfação pessoal por terem encarado este desafio como uma mais-valia para as suas vidas.

 
Alguns, muitas vezes, sentiram vontade de desistir, pois o trabalho a realizar em tão pouco tempo era “assustador”. Confrontados desde o primeiro dia, com o enorme trabalho e esforço que lhes estava a ser pedido era motivo para “desanimar”, mas com as palavras de encorajamento e a força de vontade de ultrapassar mais uma etapa, lá se foram fazendo todos os passos necessários para chegarem à conclusão do processo com um sorriso especialmente inspirador para um futuro melhor.

 
Foram meses de intenso e árduo trabalho para candidatos a certificação e para a equipa que os acompanhou, apoiou e incentivou a percorrer outros caminhos na aprendizagem ao longo da vida, desde de apostarem mais na leitura como forma de melhorar a língua portuguesa, a utilizar “sem medo” o computador e a frequentarem formações que lhes possam melhorar o desempenho, não só como profissionais mas igualmente como seres humanos.

 
Existiram também momentos de descontracção, como forma de partilhar dúvidas, conhecimentos e se incentivarem uns aos outros.

 
O resultado final é sempre um marco inesquecível, pelo que este processo ficará sempre nas vossas memórias como um “barco” que vos permitiu a partilha de conhecimentos, de contactos, de criação de laços de amizade e melhorar a auto-estima.

A todos que viram certificadas as suas competências, mais uma vez, muitos parabéns pelo marco alcançado, aos que ainda se encontram em processo e aos que eventualmente se irão inscrever, aqui fica uma palavra de incentivo para “embarcar” neste caminho que também vos enriquece na aprendizagem e enriquece igualmente a equipa que vos acompanha!

Estamos sempre a aprender, a vida é uma escola e parar é morrer!



A Profissional de RVC de Nível Básico

Sandrina Henriques


Exemplo de um momento de confraternização