quarta-feira, 7 de março de 2012

Communication Skills in Adult Education

Na sequência de uma candidatura que fizemos individualmente para uma formação Grundtvig, foi-nos atribuída uma bolsa para a participação, no Chipre, em “Communication Skills in Adult Education”, que decorreu de 13 a 17 de Fevereiro.
Antes de partirmos em viagem, recebemos os materiais de preparação para as temáticas que iriam ser abordadas:
- um questionário que tinha como objetivo auscultar os conhecimentos que já possuíamos assim como as nossas expectativas e o que pretendíamos atingir;
- artigos acerca do Programa Neuro-Linguístico;
- artigos sobre as Teorias da Comunicação.


Chegadas ao Chipre, a ansiedade era muita assim como a “sede” de aprender e melhorar. Esperava-nos um grupo de trabalho multicultural: Polónia, Grécia, Roménia e Chipre, este último, aqui representado pela instituição anfitriã: Shipcon.

Todos nos apresentámos e partilhámos experiências profissionais. Apesar de sermos de países diferentes, a nível profissional, todos trabalhamos na mesma área: Educação de adultos. Uns como formadores, outros como técnicos, mas as dificuldades do dia a dia neste tipo de formação e educação eram comuns a todos nós e as realidades muito semelhantes!
A formação englobou uma componente teórica e prática. Na teoria, abordámos estratégias de comunicação e de resolução de conflitos, modelos de feedback e de comunicação em público. Todos estes pontos foram acompanhados de exercícios práticos que, por sua vez, eram precedidos de uma reflexão coletiva e individual, tendo como objetivo a tomada de consciência daquilo que fazíamos menos bem, para de futuro podermos melhorar.
Destacamos também um dia cultural onde “bebemos” da história e hábitos cipriotas e, ao longo do dia, fomos tendo momentos para aplicar os conhecimentos adquiridos até ali.
Para nós, esta participação foi bastante enriquecedora, uma vez que nos forneceu as ferramentas fundamentais para, na educação de adultos, lidar com situações mais delicadas, gerirmos os nossos sentimentos de forma a não provocar um mau entendimento naquilo que pretendemos transmitir e expressarmos de forma clara e empática aquilo que pensamos.





Sem dúvida uma experiência a repetir e como se costuma dizer "O saber não ocupa lugar"!




Sónia Pereira e Marília Matias