quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Aqui o Turismo conta


Ao longo dos anos que levo de intervenção nesta causa maior que é o Turismo, feita das formas e tantas vezes dos acasos que a vida me foi proporcionando, não me consigo recordar de momento tão sombrio como aquele que agora se vive. Abordei este fundamental setor de atividade económica regional e nacional do prisma do associativismo empresarial, do ensino privado, de uma estrutura pública intermunicipal e do lado do Governo, na administração das escolas de hotelaria e turismo. Esta diversidade de pontos de observação, mas sobretudo o empenho que sempre coloquei nos locais onde tive a oportunidade de trabalhar e de onde decorreram importantes aprendizagens, permite-me hoje olhar o setor e os seus atores, com um sentido crítico consolidado.

Mas porque uma análise ao contexto nacional extravasaria largamente o espaço que me é concedido para este humilde texto, foco a minha análise na nossa realidade regional. São públicas e parece que crescentes, as dificuldades com que se debate agora a designada Entidade Regional de Turismo de Leiria - Fátima. Considero uma grave injustiça e um tremendo erro de análise, colocarem como responsável da situação o atual presidente desta entidade. Admito que seja o caminho mais fácil, mas em boa verdade as causas têm outras proveniências e outros responsáveis. A reorganização administrativa e territorial do Turismo Português, decorrente de um apressado e pouco refletido Plano Estratégico Nacional para o Turismo, o famoso PENT, tinha como um dos seus mais importantes objetivos a redução do número excessivo de entidades gestoras do território turístico, concentrando a atividade em 5 áreas promocionais, Porto, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve às quais acresciam a Madeira e os Açores. Penso que nunca se terá gerado um tão alargado consenso. Mas não. Como uma boa decisão dificilmente se consegue tomar quando se tem medo, dada a colisão com interesses instalados que provoca, não se resistiu e acrescentaram-lhe as áreas a que reconheceram potencial desenvolvimento. Propunha o malfadado Plano Estratégico o liminar desaparecimento de Leiria - Fátima, rasgada entre o Oeste, o Centro e o Vale do Tejo. Manifestações diversas impediram que tal erro fosse cometido e em cima da hora lá se salvou aquilo que é hoje a Entidade Regional de Turismo. Salvou-se a Entidade e parece que se vai salvar o Turismo Religioso, que agora e tardiamente tem vindo a receber os primeiros reconhecimentos. A sequente saída dos concelhos de Alcobaça e Nazaré, na procura de um aconchego territorial coerente e eventualmente mais dinâmico, foram a machadada final. O Turismo de Leiria – Fátima ficou reduzido aos concelhos de Pombal, Leiria, Marinha Grande, Batalha, Porto de Mós e Ourém, manta demasiado curta quer em dimensão territorial, massa crítica turística e recursos financeiros para o desenvolvimento da sua atividade. A anunciada redução das verbas públicas disponíveis para este esforço, medida compreensível no atual cenário de poupança em que vivemos, apresenta-se como fatal para o futuro desta Entidade. Desta e eventualmente de outras de semelhante dimensão e características. Daí acreditar que a única solução passará pela fusão das Entidades Regionais de Turismo de Leiria – Fátima e do Oeste, garantindo-se assim um território, massa crítica e meios financeiros adequados à importância que o setor tem para a nossa região. Mas para isso é preciso que o Oeste também queira. Que todos queiram. A manutenção da atual situação levará a um cenário de definhamento do Turismo de Leiria – Fátima e por consequência a um desaparecimento do esforço de promoção regional. Admito até que o perdurar desta situação de letargia, poderá provocar, a curto prazo, a saída de mais um concelho. O futuro o dirá.

Francisco Vieira

Director Executivo da INSIGNARE

In Jornal de Leiria, 20 de Janeiro de 2011

Sessão de Júri de Certificação de Nível Secundário



No passado dia 21 de Janeiro de 2011 realizou-se no CNO da Insignare o primeiro Júri de Certificação de Nível Secundário do ano.

Este contou com a presença de cinco adultos João Alves, Sérgio Coelho, Sérgio Fernandes, Martinha Rodrigues e Álvaro Aquino, provenientes de várias localidades (Ourém, Fátima e Alcanena).

Este Júri foi um dia de sucesso, fruto da persistência, coragem, dedicação e trabalho dos adultos e de toda a equipa, tal como mencionou a Avaliadora Externa Dra. Isabel Tenreiro, que nos orgulhou com a sua presença nesse dia.

O seu discurso e os seus elogios direccionaram-se principalmente para os adultos que viram certificadas as suas competências ao Nível do Secundário.

A Equipa do CNO felicita mais uma vez todos os adultos certificados e espera que outros também concretizem em breve o objectivo de terminar o secundário.

Anabela Pereira e Mónica Faria - Técnicas de RVC_NS

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Sessão de Júri de Certificação

Começando o ano em grande ritmo, o CNO realizou mais três sessões de júri de certificação, de nível básico e secundário, na passada sexta-feira, 21 de Janeiro de 2011!

Acompanhei à certificação, juntamente com a restante equipa de básico, um grupo de adultos esforçados e trabalhadores, em que o espírito de equipa e a solidariedade prevaleceram.

Muitos parabéns aos adultos: Dulce Vieira, Leopoldina Santos, Manuela Gonçalves, Carlos Abreu, Maria do Céu Deus, Pedro Oliveira, José Sirgado, Ilda Gonçalves e Conceição Sousa!

Espero que continuem lutadores, como se revelaram ao longo do processo! Desejo as maiores felicidades!!

Marília Matias

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Primeira sessão de Júri de Certificação de 2011

Na passada sexta-feira, dia 14 de Janeiro, 9 adultos foram presentes a júri de certificação, onde viram as suas competências certificadas para o nono ano de escolaridade.

No local do costume, o auditório da Escola Profissional de Ourém, os adultos Victor Sousa e Nuno Sousa encetaram a sessão de júri fazendo uma apresentação em conjunto, onde descreveram as suas participações nas festas da sua terra.

O adulto Vítor Dias apresentou-nos as tarefas pelas quais era responsável na sua actividade profissional como sócio gerente de uma serração.

Seguiu-se o Nelson Joaquim, mecânico, que nos explicou como fazer a reparação de um diferencial traseiro de uma máquina.

O adulto Carlos Antunes, manobrador de máquinas de terraplanagem, descreveu o seu dia de trabalho.

A Ângela fez-nos a demonstração da confecção de um bolo, a Otília falou acerca da sua profissão, ensinando a fazer bainhas em calças e nós em gravatas, o José Silva explicou as etapas que segue para reparar a avaria de um carburador de máquinas de jardim e de floresta. Finalmente, o Jorge apresentou uma maqueta que construiu, onde demonstra todos os componentes eléctricos que coloca numa casa.

Todos os candidatos evidenciaram competências que permitiram que o esforço realizado durante alguns meses fosse reconhecido e valorizado. A equipa congratula os adultos certificados e espera que agarrem esta oportunidade como alavanca para um futuro melhor.

Na próxima sexta-feira, 21 de Janeiro, realizar-se-ão também sessões de júri de certificação, de nível básico e secundário, com inícios às 9:30h e às 14:00h, na Escola Profissional de Ourém. Todos estão convidados a assistir! Afinal, voltar à escola compensa…

Marília Matias

Profissional de RVC

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

RESTAURANTE CLAUSTRO MONFORTINO: Tentações do Chefe...




RESTAURANTE CLAUSTRO MONFORTINO:Todas as 4.feiras uma ementa especial proposta pelo Chefe Márcio Marto ou por um Chefe convidado…

Serão verdadeiras tentações!!

E para ementa especial… preço especial.

Deixe-se tentar!!

Visite-nos na Av. Beato Nuno, n.º 208 – Fátima

(ESCOLA DE HOTELARIA DE FÁTIMA)

FELIZ 2011