sábado, 17 de julho de 2010

Um caso de sucesso


Em Fevereiro divulgámos aqui o concurso "Grande Será o Nosso Futuro" promovido pelo POPH-Programa Operacional do Potencial Humano. Na sua 2ª edição, este concurso tem como objectivo dar a conhecer projectos de sucesso de todos os que concluíram o 12º ano por uma das vias financiada pelo POPH (processo RVCC ou cursos EFA, por exemplo).

O vencedor deste ano, de Leiria, é um caso de sucesso de alguém que viu o seu percurso de vida reconhecido não só pela Iniciativa Novas Oportunidades, mas também pela Universidade de Coimbra ao reconhecer o seu percurso profisisonal como suficiente para aceder directamente ao curso de Mestrado em Comunicação e Jornalismo.

A reportagem apresentada na semana passada no Programa Iniciativa, da RTP2, pode ser vista já de seguida. A partir do minuto 27:42.

Iniciativa - Magazines RTP 2 - Multimédia RTP

Ao Joaquim, deixo os parabéns e votos de mais e maiores sucessos!

A todos os outros adultos que tiveram a oportunidade de concluir o 12º ano por uma das vias actualmente possíveis nas Novas Oportunidades, deixo o convite para serem os candidatos do ano que vem. Porque há histórias de vida riquíssimas a passarem pelos Centros Novas Oportunidades!


Célia Silva

Coordenadora do CNO

terça-feira, 13 de julho de 2010

Iniciativa Novas Oportunidades: Ambição e Mudança


No passado dia 6 a Agência Nacional para a Qualificação (ANQ) realizou em Lisboa a cerimónia "Iniciativa Novas Oportunidades: Ambição e Mudança" em que se apresentou um balanço do primeiro ciclo da Iniciativa Novas Oportunidades e se lançaram as linhas gerais do 2º ciclo, que decorre de 2011 a 2015.

Luís Capucha, Presidente da ANQ, destacou a aposta em metodologias e processos pedagógicos adequados à educação de adultos, a constituição de equipas de profissionais e responsáveia que gostam verdadeiramente daquilo que fazem e se empenham no cumprimento da sua missão e um conjunto de perceiros competentes e comprometidos como escolas, centros de formação e empresas, como alguns dos factores responsáveis pelo sucesso deste primeiro ciclo da INO. Sublinhou também a importância de se estar a conseguir trazer, de forma massificada, para novos percursos de formação e qualificação, aqueles que no passado foram excluídos pelos sistemas de ensino. Realçou ainda a importância do Catálogo Nacional de Qualificações como um instrumento de legibilidade, credibilidade e flexibilidade da oferta formativa e os Conselhos Sectoriais como fundamentais para a permanente actualização dos referenciais de formação em uso.

Depois de estabelecidas as linhas essenciais e criados os pilares fundamentais da Iniciativa Novas Oportunidades, Luís Capucha apresentou então as grandes linhas de actuação para o 2º ciclo, 2011-2015, que se concretizam nos seguintes objectivos:
- atingir (até 2015) 350.000 novos adultos certificados no nível básico; 350.000 novos certificados no nível secundário; e 350.000 novas duplas certificações (vertente escolar e profisisonal) totais e/ou parciais;
- aumentar em dois anos e meio o nível médio de qualificação dos portugueses em idade activa;
- dar maior ênfase aos impactos das qualificações de todos os que passam pela INO, através de maior empregabilidade de jovens e adultos, maiores progressos em carreiras profissionais e maior utilização das competências produzidas por parte das empresas;
- reduzir de 50% para 25% os adultos situados no nível 1 (o mais baixo) da escala PIAAC* e crescer para 15% no nível 4 (o mais elevado);
- aprofundar mais o sistema de qualificações para abranger segmentos da população alvo de produtos próprios, como sejam os empresários, os jovens adultos que estiveram perto da conclusão do secundário e ainda não o concluíram, desempregados, analfabetos (literais e funcionais) e outros públicos com problemas específicos;
- maior aposta na qualificação profissional;
- transformar os Centros Novas Oportundiades em plataformas de encaminhamento para percursos de aprendizagem e formação escolar e profissional mais flexíveis, mantendo a vertente de reconhecimento, validação e certificação de competências.

A partir de uma combinação correcta entre certificação de competências adquiridas em contextos não formais e informais e cursos de carácter mais estruturado, pretende-se diversificar medidas e promover a permeabilidade entre elas e a singularidade dos percursos. Antecipa-se, assim, um novo paradigma organizativo de toda a rede de agentes que intervêm no sistema nacional de qualificações assente em redes locais para a qualificação que permitem um trabalho em parceria e uma maior sensibilidade às necessidades dos empregadores e dos trabalhadores.

Esperamos todos que o 2º ciclo da Iniciativa Novas Oportunidades permita a consolidação do trabalho que os CNOs têm vindo a desenvolver, num processo que, de forma flexível e ajustada às necessidades de cada adulto, promova o acesso à qualificação de cada vez mais pessoas e que se traduza num processo verdadeiramente promotor da aprendizagem ao longo da vida.

*PIAAC-Programa Internacional para Análise de Competências dos Adultos, a decorrer entre 2007 e 2013 em 26 países membros da OCDE e a envolver cerca de 135.000 adultos. Espera-se, com esta investigação, avaliar em que medida os adultos são capazes de utilizar no seu dia-a-dia os conhecimentos e as competências que adquiriram ao longo da vida, possibilitando aos países participantes a avaliação e concepção de políticas e programas orientados para a melhoria das competências dos adultos.

Célia Silva, Coordenadora do CNO

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Protocolo de Certificação com a PSP

Momento da assinatura de protocolo entre o Director do CNO da INSIGNARE, Dr. Francisco Vieira, e o Director do CNO do MAI/PSP, Intendente José Oliveira

A Polícia de Segurança Pública e a INSIGNARE-Associação de Ensino e Formação formalizaram ontem protocolo de certificação que designa a INSIGNARE como entidade que passará a homologar os Certificados e Diplomas resultantes do Processo de RVCC desenvolvido pelo CNO do Ministério da Administração Interna/Polícia de Segurança Pública.
Este é um procedimento obrigatório para todos os CNOs que não pertencem a escolas ou Centros de Formação Profissional do IEFP, entidades oficialmente reconhecidas pelo Ministério da Educação com competências para homologar certificados escolares.
A escolha da INSIGNARE como entidade certificadora foi o resultado natural de uma parceria já longa estabelecida entre as duas equipas. O momento mais significativo desta parceria aconteceu com a colaboração da INSIGNARE na conclusão dos primeiros processos de RVCC desenvolvidos pelo CNO do MAI/PSP, com entrega de diplomas em simultâneo com a cerimónia de encerramento do 7º Curso de Formação de Agentes, a 18 de Setembro do ano passado, nas instalações da Escola Prática de Polícia, em Torres Novas.
A INSIGNARE deixa os parabéns à equipa do CNO do MAI/PSP pelo trabalho desenvolvido e faz votos dos maiores sucessos. Um grande bem-haja!
Célia Silva, Coordenadora do CNO da INSIGNARE

terça-feira, 6 de julho de 2010

Multiculturalidade em Processo de RVCC

Na passada terça-feira, 29 de Junho, mais 13 adultos fizeram as suas apresentações a júri, de forma a verem certificadas as competências que adquiriram ao longo da vida.

Este grupo destacou-se pela diversidade cultural e de origens de cada um dos seus elementos. Nele participaram cidadãos portugueses, mas também de nacionalidade ucraniana, angolana e brasileira. Alguns dos adultos optaram por fazer as suas apresentações de forma individual, onde falaram das suas experiências profissionais, relacionando-as com as 4 áreas de competências: Matemática para a Vida, Linguagem e Comunicação, Cidadania e Empregabilidade e Tecnologias de Informação e Comunicação.

Contudo, 6 dos elementos deste grupo decidiram agarrar o desafio de preparar uma peça de teatro. A ideia desta peça, e tudo aquilo que foi representado, foi baseado naquilo que de facto se passa na vida real de cada um dos adultos. Elaboraram um guião de orientação e ensaiaram exaustivamente para que tudo corresse bem.
A acção passa-se tendo como base uma refeição entre amigos. Ao longo desta, vão conversando acerca dos seus países de origem e das razões que levaram cada um deles a optar pela migração. Assim, a Emiliya e o Mykola falaram das condições de vida na Ucrânia e da forma como vivem actualmente em Portugal. A Júlia e o Albino explicaram as razões que fizeram com que deixassem Angola, o seu país de origem, e viessem viver para o nosso país. O Orlando e o Sérgio, os portugueses de serviço, descreveram as suas experiências de emigração, na Alemanha e na Suíça, respectivamente.

No final da peça, preparam uma festa, onde nos deram a conhecer alguns dos pratos típicos da Ucrânia. Nesta fase também se vestiram a rigor, com os trajes típicos de cada um dos países. Ao longo da peça procuraram sempre dar exemplos da forma como utilizam competências das 4 áreas do referencial nos seus quotidianos. Simultaneamente com a representação, esteve a passar uma apresentação em Powerpoint que procurou ilustrar um pouco do passado de cada um dos adultos e dos seus países.

Para finalizar a apresentação, a Emiliya agradeceu emotivamente à Insignare e a toda a equipa do CNO, pela forma como foram acompanhados, sem qualquer tipo de discriminação ou preconceito.

Concluídas as apresentações, todos os elementos do grupo viram as suas competências certificadas para o nível de escolaridade a que se propuseram, o 9º e 6º anos de escolaridade.
Marília Matias
Profissional de RVCC

Curso de Qualificação para Estudos Superiores

Preparar todos os que pretendem ingressar no ensino superior e que procurem aprofundar competências consideradas fundamentais para a frequência de um curso de nível superior, é o objectivo do Curso de Qualificação para Estudos Superiores, promovido pela Universidade Aberta e que resulta de Protocolo de Colaboração celebrado entre esta instituição de ensino e a ANQ-Agência Nacional para a Qualificação.
Pode candidatar-se a este Curso qualquer pessoa que tenha concluído o 12º ano ou que frequente um curso de 1º ciclo (licenciatura) da Universidade Aberta. Está estruturado de acordo com as seguintes Unidades Curriculares (UC):
18 a 30 de Outubro:
* Módulo de Ambientação online (32 horas);
A partir de 8 de Novembro e durante um semestre:
* Grupo I (UC obrigatória) - Português, 104 horas
* Grupo II (O candidato deve escolher 2 UC, de acordo com o percurso que pretende seguir) - Ciências Naturais, Filosofia, História, Inglês, Matemática, Sociologia, Tecnologias de Informação e Comunicação - cada UC tem igualmente 104 horas.
Para a frequência do Curso é obrigatório o acesso a um computador com ligação à rede de banda larga e ter um endereço de correio electrónico actualizado, uma vez que o curso decorre exclusivamente em sala de aula virtual. Apenas o exame final é feito presencialmente.
As candidaturas decorrem de 1 a 16 de Julho e são feitas através do endereço http://www.univ-ab.pt/. É necessário o envio cópia do Certificado de Habilitações do 12º ano e do documento de identificação. Os candidatos terão um custo de 20 Euros de taxa de candidatura e 100 Euros de propina. A todos os que concluírem com aproveitamento, será emitido um Certificado de Frequência e Aproveitamento.
Para mais informações, consulte o site acima referido ou consulte directamente o Guia do Curso, onde tem acesso aos conteúdos das diferentes Unidades Curriculares.
Uma excelente oportunidade para quem pretende aumentar as suas qualificações através de formação de nível superior e enfrentar melhor preparado um mercado de trabalho cada vez mais exigente e competitivo.
Célia Silva

sexta-feira, 2 de julho de 2010

A Insignare irá dinamizar, até ao final de Julho, uma formação de Inglês para os seus colaboradores internos.
Será uma formação com conteúdos muito simples que pretende, acima de tudo, melhorar a oralidade e facilitar a conversação em Inglês.
Uma formação dinâmica, divertida, fresca e descomplexada... para que o Verão possa ser o mais internacional possível.
ENGLISH FOR DATING, numa sala bem perto de si.
Inscrições abertas em sec@insignare.pt

Give Earth a Hand

É tempo de acordar... e mexer as mãos!

Deixo-vos um vídeo para que possam, não só reflectir naquilo que diariamente fazemos ao nosso planeta, mas principalmente pensar no que é possível fazer para o evitar. Cada um de nós tem a obrigação de dar uma mãozinha!

Divulguem e comentem.

Margarida Borralho

Formadora de STC e MV

quinta-feira, 1 de julho de 2010

População pouco qualificada corre maior risco de pobreza

As pessoas com baixas qualificações correm mais riscos de enfrentar situações de pobreza do que as pessoas semi ou altamente qualificadas. Assim, os pouco qualificados têm o dobro de probabilidades de enfrentarem situações de pobreza em relação aos semi-qualificadas e quatro vezes mais do que os altamente qualificados.
Melhorar os níveis de ensino da população e promover a inclusão social, especialmente através da redução da pobreza, são objectivos partilhados que orientam a acção dos Estados-Membros e da União Europeia (Conselho Europeu de 25/25 de Março de 2010).
Segundo indicadores do Cedefop, 24% da população europeia com baixas qualificações está em risco de pobreza. Para as pessoas semi-qualificadas o risco de pobreza é de 13% e para as altamente qualificadas é de 6%.
Numa comparação por países, o risco de pobreza das pessoas pouco qualificadas é mais elevado na Lituânia (43%) e na Bulgária (39%) e mais reduzido na Dinamarca (15%) e na Holanda (11%). Já em Portugal, o risco de pobreza também é menor quanto mais elevado for o nível de qualificação. Assim, os portugueses pouco qualificados correm um risco de 19% de enfrentarem situações de pobreza, o que reduz para 8% na população com qualificação média e para 3% na população com qualificação elevada.
Célia Silva